Este site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência possível ao visitar este site. Visite a nossa política de privacidade para mais informações sobre isso. Para aceitar o uso de cookies não essenciais, por favor, clique em "Concordo"
por Educabiz Brasil
Desde a recepção, no encontro com os colaboradores, no cuidado do espaço e até na observação das atividades que estão sendo desenvolvidas com as crianças naquele instante, tudo isso constrói a imagem que essa família fará da sua instituição.
Por isso é muito importante ter em mente que a família está observando tudo enquanto realiza a visita.
É importante planejar como conduzir essa visita para que você consiga cobrir os pontos principais, comunicar a proposta da sua instituição em um tempo adequado para não sobrecarregar suas atividades.
Reunimos aqui algumas dicas que podem te auxiliar a conduzir uma visita escolar de forma assertiva:
Planeje com sua equipe quem é responsável pelo agendamento e determine quais os momentos em que a escola pode receber visitas;
É possível organizar uma pessoa responsável para apresentar o espaço físico da instituição e outra pessoa para apresentar a proposta pedagógica - defina com sua equipe quem serão os responsáveis;
Desenhe como a visita será conduzida (exemplo: primeiro a família é recepcionada, depois segue para os espaços comuns, e depois segue para as salas de aula, banheiros e finalmente é conduzida para uma sala para conhecer a proposta pedagógica);
Apresente a sua proposta pedagógica de forma assertiva, os principais valores, materiais utilizados, como é o dia a dia da criança, sempre pensando na etapa escolar desse potencial aluno. Comente brevemente o que espera para os próximos anos, pode ser interessante a família ter a perspectiva do que a instituição oferece como ciclo completo mas sem entrar em muitos detalhes.
Para comunicar sua proposta, tenha um material de suporte, apresente por exemplo um portfólio que será de fácil comunicação para essa família visualizar aquilo que sua instituição se propõe e principalmente o que faz no dia a dia.
Você pode criar esse tipo de material manualmente ou criá-lo facilmente utilizando ferramentas como a Educabiz. Que gera portfólios em cliques e possibilita a consulta das atividades que as crianças desenvolvem em cada etapa.
Gostaria de saber como você pode fazer isso? Fale conosco