Este site utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência possível ao visitar este site. Visite a nossa política de privacidade para mais informações sobre isso. Para aceitar o uso de cookies não essenciais, por favor, clique em "Concordo"
Educabiz Brasil
Eles constituem trabalhos ilustrativos que possibilitam uma visão integral do conhecimento formal
Veja como como construir um portfólio da criança:
1. Capa
Na capa deve constar o nome da criança, turma, escola, período que o portfólio se refere.
2. Percurso de aprendizagem
Qual foi o caminho que a criança trilhou até aqui?
Ter acesso ao histórico do aluno é fundamental para entender o caminho que foi trilhado e toda evolução conquistada até aqui.
Acesse o portfólio do ano anterior para visualizar.
3. Selecionando atividades e registros significativos
Para preparar o portfólio, selecione atividades que foram significativas durante o período. Além disso, é importante compor com registros que mostrem a aprendizagem da criança.
O objetivo do portfólio não é ser uma pasta com provas e atividades, pense como se estivesse contando a história do aluno ao longo do período. Quais foram as atividades mais interessantes ou impactantes na trajetória desse aluno? As evidências do que o aluno desenvolveu ao longo do período.
4. Seja criativo nos registros
Os registros do percurso do aluno não precisam necessariamente ser compostos da escrita. O processo de aprendizagem da criança vai muito além disso, assim como o registro do mesmo. Vale fotos, trechos de vídeos, frases da criança, desenhos, artes, comentários, registro de leituras e tudo isso é igualmente importante para compor os registros, pois nada mais são que a representação de como é seu pensamento, sentimento e sua maneira de agir.
5. A criança é protagonista da história
O portfólio é uma construção individualizada, e, portanto, não precisa ser igual para toda a turma. Construa um portfólio que faça sentido àquele aluno.
6. Comunique o valor do seu trabalho
O portfólio também é uma maneira de comunicar todo o trabalho que foi realizado durante o período, é através dele que as famílias percebem que por trás das atividades propostas existe um objetivo, e é isso que transmite ainda mais valor ao seu trabalho.
A Educabiz traz ferramentas para facilitar a construção de portfólios das crianças. Através da plataforma, é possível documentar todos os registros através de fotos, escrever um título e descrição e ainda vincular à objetivos da BNCC.
Ainda, realizar o planejamento pedagógico e ter acesso à esses registros em cliques.
Ao final do período o educador tem acesso à todo esse conteúdo e consegue criar o portfólio de forma prática, individualizada e facilitada.
Quer conhecer melhor? Fale com nossos especialistas.